enter image description here

InBox ContractManagement LinkIC

Versão 6.2.10

Data de Criação 14/05/2019

Recursos

Criar Contratos

Este módulo possibilita a criação de contratos, onde um cliente é associado a um contrato e os chamados que são abertos para o cliente, ficam associados ao contrato.

Gerenciar Contratos

Podemos também realizar o gerenciamento dos contratos através do consumo de horas.

Associar Itens de Configuração

Também é possível associar itens de configuração ao contrato.

Pré-requisitos

Framework

As seguintes versões de framework OTRS são suportadas:

  • 6.x.x

Módulos

Os seguintes módulos são requeridos:

  • InBox Core 6.13.7 ou superior

Sistema Operacional

Os seguintes sistemas operacionais são requeridos:

  • [Nenhum]

Software de Terceiros

Os seguintes softwares de terceiros são requeridos:

  • [Nenhum]

Instalação

bin/otrs.Console.pl Admin::Package::Install /path/to/InBox\ ContractManagement 6.2.10.opm

Configuração

Este módulo pode ser configurado via "Configuração do Sistema" na interface administrativa. As seguintes opções de configurações estão disponíveis:

Daemon::SchedulerCronTaskManager::Task###ContractExpiration

Evento que verifica se há contratos expirados, caso tenha um chamado é criado. Ele vem por padrão desabilitado:

image-1

ContractManagement::Core::CustomUnitsTime

Adiciona uma unidade de tempo customizada:

image-2

Ex: UST

ContractManagement::Core::DefaultOverviewColumns

Informações do chamado mostrados na visão geral de tickets. (​O "TicketNumber" não pode ser desativado pois é necessário​).

Sendo 1 para habilitar a coluna e 0 para desabilitá-la, esses são os valores padrão:

image-3

Outras informações do usuário cliente também estão disponiveis, sendo elas:

  • CustomerUserCity: cidade do usuário cliente;
  • CustomerUserCountry: país do usuário cliente;
  • CustomerUserEmail: email do usuário cliente;
  • CustomerUserFirstname: primeiro nome usuário cliente;
  • CustomerUserFullname: nome completo do usuário cliente;
  • CustomerUserLastname: último nome do usuário cliente;
  • CustomerUserMobile: celular do usuário cliente;
  • CustomerUserPhone: telefone do usuário cliente;
  • CustomerUserStreet: endereço do usuário cliente;
  • CustomerUserTitle: titulo do usuário cliente;
  • CustomerUserZip: código postal do usuário cliente.

ContractManagement::Core::TypeList

Adiciona "Tipos" de chamados que não são contabilizados pelos contratos (**​Utilizar os "Tipos" existentes no menu "Tipo"**​).

image-4

Os valores possíveis são os "Tipos" que estão no menu "Tipos".

ContractManagement::Core::ContractExpiration::NewTicketNotification

Essas configurações permitem definir as informações necessárias para a criação do novo chamado de notificação para os contratos expirados, conforme na imagem abaixo:

image-6

ContractManagement::Core::ContractExpiration::Notification

Habilita a notificação para contratos expirados. Desabilitado por padrão.

ContractManagement::Ticket::Priority

Habilita o campo "Prioridade" no cadastro do contrato. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::PriorityMandatory

Habilita o campo "Prioridade" no cadastro do contrato como mandatório. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::SLA

Habilita o campo "SLA" no cadastro do contrato. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::SLAMandatory

Habilita o campo "SLA" no cadastro do contrato como mandatório. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::Type

Habilita o campo "Tipo" no cadastro do contrato. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::TypeMandatory

Habilita o campo "Tipo" no cadastro do contrato como mandatório. Valor padrão = desabilitado.

ContractManagement::Ticket::PrioritySLA

Cria uma coluna na tela de gerenciamento de contrato, que permite associar um "SLA" para cada prioridade no contrato. Valor padrão = desabilitado.

Uso

Criação de contrato

Após instalar o módulo será criado um item no menu "Administração", chamado "Gerenciamento de Contrato":

image-7

Clicando neste item a seguinte tela será apresentada:

image-8

Na qual o usuário pode adicionar um contrato:

image-9

image-10

O campo "Nome" irá definir o nome que será exibido para este contrato (​Obrigatório). O campo "Número do Documento" irá definir um número de documento.
O campo "ID do Cliente" irá definir para qual cliente este contrato estará válido (​Obrigatório​). Os campos "Início/Fim do Contrato" são referentes até quando o contrato estará em vigor. O campo "Total de Horas" é referente ao total de horas que os cliente podem utilizar do contrato. O campo "Consumo" pode ter três valores diferentes (​Obrigatório​):

  • Anual, o cliente poderá utilizar as horas contratadas durante um ano, depois desse período o contrato será zerado, possibilitando o cliente de utilizar as horas novamente( Para esse tipo, no Consumo de Horas ele irá dividir o total de horas por 12 );

  • Mensal, o mesmo caso do Anual, alterando apenas o tempo que ele levará para "zerar" para 1 ( um ) mês;

  • Projeto, só teria o tempo de início e fim do projeto para utilizar das horas do contrato, não sendo "zerado".

O campo "Validade" pode ter três valores diferentes (​Obrigatório​):

  • Inválido, no qual o contrato não estará sendo utilizado;

  • Inválido-temporariamente, no qual o contrato está inválido devido a alguma alteração ou mudança;

  • Válido, no qual o contrato está válido para ser utilizado;

O campo "Anexos", salva os anexos referentes a estes contratos. Esta é a tela com os campos preenchidos:

image-11

Após salvar ele retorna a página de gerenciamento:

image-12

Associando Item de Configuração ao contrato

Após criar e salvar um contrato você poderá associar itens de configuração ao contrato. Para isso basta clicar em "Associar" em um dos contratos na página de gerenciamento ou na tela de edição do contrato clicando em "Editar Itens de Configuração Associados".

image-12-1

image-12-3

Você será redirecionado a uma tela de associação, onde poderá escolher quais itens serão associados clicando na caixa de seleção do respectivo item. Somente serão listados os itens com o mesmo ID do Cliente do contrato e itens que ainda não foram associados.

image-12-2

Na tela de edição de contrato, aparecerá todos os itens que foram associados a este contrato.

image-12-4

Abrindo chamados e associando itens do contrato

Ao abrir um chamado com o campo dinâmico de contrato configurado, será listado todos os contratos disponíveis para o ID do Cliente selecionado.

image-12-5

Para associar os itens do contrato ao chamado é necessário ter instalado no ambiente o módulo InBox ITSMDynamicFieldConfigItem customizado. Este módulo é responsável por trazer os itens de configuração referente ao contrato selecionado.

Com o módulo InBox ITSMDynamicFieldConfigItem instalado e configurado, ao escolher o contrato o campo dinâmico de associação trará os itens associados ao contrato. Exemplo:

image-12-6

image-12-7

Para escolher basta apenas clicar no item desejado que ele será adicionado em uma lista abaixo do campo.

image-12-8

Após criar o chamado, é possível visualizar os itens associados no chamado:

image-12-9

Verificação do consumo de horas

Também será criado um item, no menu superior da ferramenta, chamado "Contrato", clicando nele será aberto o sub-menu "Consumo de Horas Cliente":

image-13

O item "Lista de Cliente" mostrará uma lista com todos os clientes (mesmo que eles não possuam contratos), total de horas consumidas por eles, o total de horas do contrato(s), consumo desses contratos em % (porcentagem) e detalhes sobre os chamados (​abordado no item​):

image-14

O item "Filtros" seria uma busca utilizando os seguintes parâmetros:

● IDs do Cliente: empresas que serão selecionadas;

● Ano: ano em que foram criados os chamados;

● Mês: mês em que foram criados os chamados;

image-15

O item "Ações" mostra contratos que expiram em 30 dias, 60 dias e 90 dias, também possui o botão para voltar à tela inicial do "Consumo de horas Cliente":

image-17

O item "Filtro para Cliente", faz um filtro por palavras digitadas e mostra somente clientes que possuem uma combinação parecida com a digitada:

image-18

Verificação do consumo de horas

Quando algum chamado for aberto para o usuário cliente ele poderá selecionar o contrato de sua empresa desta forma:

image-19

O chamado será aberto e o contrato que o chamado está atrelado ficará na barra lateral esquerda:

image-20

O atendente pode adicionar uma nova nota contabilizando o tempo:

image-21

Agora com o contrato sendo utilizado conseguimos visualizar o consumo, indo na página "Consumo de Horas Cliente":

image-22

Como foi apontado apenas 10 horas no chamado, foi utilizado apenas 1% do contrato.

Podendo também ter informações mais específicas de cada contrato ou de todos clicando no ícone de lupa na coluna ​Detalhes ​a qual abrirá a seguinte tela:

image-23

Que irá mostrar os contratos, o total de chamados, o tipo de consumo, o total de horas, o total consumido, saldo e a coluna "Chamados" com a opção de abrir uma outra tela na qual mostrará todos os chamados referentes a este contrato:

image-24

O consumo do contrato também ficará disponível na tela do chamado (AgentTicketZoom), se existir contrato associado ao chamado, será exibido o widget com as informações de consumo do contrato, mostrando o total de horas do contrato e a porcentagem consumida no mês.

image-24

Notificação de expiração

Caso o contrato esteja com 30 dias ou menos para expirar, será criado automaticamente um chamado.

image-25

Exemplo de notificação:

image-26

Obs: o vencimento se deu um dia a mais pois o fim do contrato é dia 26/10/2018 as 23:59:59.

Para a notificação funcionar corretamente é necessário a habilitar e configurar os itens abaixo:

  • Daemon::SchedulerCronTaskManager::Task###ContractExpir ation

  • ContractManagement::Core::ContractExpiration::NewTicketNo tification

  • ContractManagement::Core::ContractExpiration::Notification